MMI Clinic
Abrir Fechar

Potencial tratamento para condições inflamatórias crônicas da pele, a naltrexona foi inicialmente utilizada em 1984 para tratar o vício em drogas e álcool. Embora houvesse poucas pesquisas robustas em outras áreas nas quais poderia ser útil, relatos clínicos apontam a ligação da medicação a melhorias em condições, incluindo esclerose múltipla, doença de Crohn, câncer, infecção por HIV e AIDS.

A dermatologia está encontrando taxas crescentes de doenças autoimunes que se manifestam em condições primárias da pele e são difíceis de tratar sem o risco de imunossupressão. A naltrexona é um antagonista opioide oralmente ativo que influencia uma variedade de vias sistêmicas, incluindo o sistema imunológico, em baixas doses de 1,5 a 4,0 mg / dia. Esse fenômeno despertou o interesse de pesquisadores e profissionais em relação ao potencial de baixa dose de naltrexona no tratamento de várias condições autoimunes.

As pesquisas até o momento sugerem que a naltrexona em baixas doses é segura e eficaz no tratamento da doença de Hailey-Hailey e do líquen plano pilar. Além disso, tanto a naltrexona em doses altas quanto baixas tratam com sucesso o prurido atribuível a várias condições patológicas; no entanto, mais efeitos adversos ocorreram naqueles que receberam altas doses. A baixa dose de naltrexona tem o potencial para o tratamento de condições inflamatórias crônicas da pele.

Foi, no entanto, também notado que seriam necessárias mais evidências sobre dosagem e diretrizes para o tratamento a longo prazo antes que isso pudesse ser colocado em prática mais ampla.

Dessa forma, a naltrexona, particularmente em doses baixas, tem o potencial de tratar uma série de lesões primárias da pele por meio de regulação inflamatória e imunológica e regeneração da pele. Potenciais usos futuros incluem o tratamento de feridas diabéticas, doenças bolhosas, alopecia cicatricial, alopecia areata e psoríase.

Referências: Chloe Ekelem, et al. Utility of Naltrexone Treatment for Chronic Inflammatory Dermatologic Conditions. A Systematic Review JAMA Dermatol. 2019;155(2):229-236.

Strazzulla LC, et al. Novel Treatment Using Low-Dose Naltrexone for Lichen Planopilaris. J Drugs Dermal 2017

Entre em contato conosco e saiba mais.

Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    Emagrecimento Saudável 8 de julho de 2024

    Emagrecimento saudável: saiba como perder peso com saúde

    Você já se sentiu frustrado com promessas vazias de dietas “milagrosas” que prometem resultados rápidos, mas acabam deixando você mais desanimado do que nunca? Ou talvez você tenha tentado várias abordagens para emagrecimento saudável, mas ainda não encontrou uma solução que funcione de forma duradoura para você? Se essas situações parecem familiares, saiba que você […]

    Sem categoria 29 de maio de 2024

    Transplante Capilar: O Que é e Como Funciona a Técnica FUE?

    A perda de cabelo é uma preocupação comum para muitas pessoas, afetando a autoestima e a confiança. Uma solução eficaz para a calvície é o transplante capilar, e uma das técnicas mais populares é atualmente a FUE (Follicular Unit Extraction). Neste artigo, vamos responder às perguntas mais frequentes sobre o transplante capilar com a técnica […]

    Nutrição Esportiva 21 de maio de 2024

    Nutricionista esportivo em Curitiba: onde consultar?

    A MMI Clinic é o melhor ambiente para você consultar um nutricionista esportivo em Curitiba. Saiba os benefícios, o que trata, quando procurar, valores e mais!