Novos recursos no tratamento da queda de cabelo são amplamente estudados, tendo em vista o vasto acometimento desta condição na população. Neste sentido, surge uma nova substância capaz de modular o crescimento capilar: o óleo de sândalo.
Como se daria a interação?
Para entender qual seria a relação é preciso ter em mente alguns conceitos que remetem à aromaterapia.
A percepção de um aroma ocorre graças à ligação de moléculas a receptores olfativos específicos.
Esses receptores estão localizados principalmente na cavidade nasal, de onde emitem sinais para o cérebro quando são ativados.
Contudo, hoje se sabe que os receptores olfativos são encontrados em outros lugares do corpo e com diferentes funções. Estão localizados, por exemplo, no trato gastrointestinal, na pele e também nos folículos capilares.
Desta forma, o cheiro é capaz de estimular outras percepções e ações no organismo e pode estar diretamente relacionado ao ciclo capilar.
É isto o que se buscou investigar um estudo preliminar.
Estudo em relação ao sândalo
O estudo intitulado “Receptor olfativo OR2AT4 regula o crescimento do cabelo humano”, publicado na revista Nature Communications, descobriu que o sândalo sintético (chamado sandalore) pode ter um efeito estimulante em nossos folículos pilosos, o que pode levar a um aumento no crescimento do cabelo.
Ressalva se faz já que este estudo foi parcialmente patrocinado por uma empresa farmacêutica que vende produtos sintéticos de sândalo.
De qualquer forma, a nova descoberta é baseada em uma característica importante dos nossos folículos – o fato deles conterem o receptor olfativo conhecido como OR2AT4.
Pesquisars anteriores já haviam mostrado que o OR2AT4 pode ajudar a induzir a cicatrização de feridas em nossa pele, por exemplo.
Dadas as conexões íntimas entre o crescimento do cabelo e a cicatrização de feridas, a equipe de pesquisa queria explorar se havia uma maneira de facilitar o crescimento capilar.
Primeiro, eles coletaram amostras de couro cabeludo humano doadas por voluntários submetidos a procedimentos de lifting facial. Em seguida, o composto de sândalo sintético (sandalore) foi aplicado nas amostras coletadas.
A conclusão foi que estar exposto ao sândalo sintético pareceu estimular o crescimento das células, uma vez que, não só diminuiu a morte dos folículos pilosos, mas também prolongou a “fase de crescimento” de um ciclo capilar.
Esta é a primeira vez que foi demonstrado que a remodelação de um mini-órgão humano normal (cabelo) pode ser regulada por um odorante simples, amplamente utilizado em cosméticos. E esta é uma maneira estritamente dependente do receptor.
A grande questão é óbvia: essa descoberta pode ser a chave para o planejamento do tratamento para reverter a queda de cabelo?
Ainda é cedo para se ter uma conclusão definitiva, já que outro estudo clínico piloto foi muito pequeno, curto e preliminar, com apenas 20 mulheres voluntárias que receberam sandalore para ser aplicado sobre o couro cabeludo.
Maiores testes clínicos devem começar no próximo anos.
Antes de começar a usar o óleo essencial de sândalo, é preciso salientar que o sandalore que foi estudado é o que normalmente é usado em cosméticos e perfumes, já que o sândalo natural é mais caro e mais sensibilizante (ou seja, pode induzir alergia).
Entre em contato conosco e saiba mais.
Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055
Membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e da International Dermoscopy Society.[/et_pb_text][et_pb_button button_url=”http://mmiclinic.com.br/artigos/” button_text=”Ver outras postagens” _builder_version=”3.21″ custom_button=”on” button_text_size=”18px” button_text_color=”#000000″ button_border_width=”2px” button_border_radius=”13px” button_font=”||||||||” global_module=”2225″][/et_pb_button][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]