MMI Clinic
Abrir Fechar

O uso da pílula anticoncepcional é uma faca de 2 gumes quando o assunto é cabelo e pele. Enquanto alguns melhoram a queda e oleosidade, outros pioram os mesmos sintomas. Assim, uma avaliação minuciosa levando em consideração a repercussão ao corpo feminino deve ser feita para se indicar o tratamento mais efetivo com menor risco possível.

De modo geral, o que se mais observa é uma queda após a interrupção dos anticoncepcionais, por conta do efeito antiandrogênico de alguns deles, ou seja, alguns acabam inibindo a ação da testosterona nos fios, uma das causas mais comuns de queda. Outros a base de progestágenos sintéticos, como levonorgestrel (DIU Mirena, cilco 21®), norgestrel, noretisterona e tibolona, podem induzir ou agravar a alopecia androgenética (relacionada a hormônios).

Em contrapartida, a progesterona bioidêntica, natural, é conhecida pelo seu potencial antiandrogênico (inibe a ação do excesso de testosterona), embora com fraca atuação no cabelo.

Por isso, se você tem alguma predisposição à perda capilar, deve escolher um anticoncepcional que diminua os efeitos da testosterona e permita o efeito antiandrogênico (ciproterona e drospirenona). Essa combinação promove o crescimento dos fios por mais tempo, de maneira sinérgica, contribuindo para um cabelo mais espesso e comprido.

Na busca pelas causas e tratamentos para a alopecia, não podemos negligenciar o fato de que os anticoncepcionais possuem repercussão sistêmica (ação em outros órgãos como fígado, sistema circulatório, pele e cabelos). Os efeitos podem ser positivos ou negativos, dependendo das condições de saúde e de cada organismo. Ex:

. Efeitos positivos: Tratamento da síndrome ovário policístico, acne, alopecia androgenética, anticoncepção planejada.

. Efeitos negativos: Hepatite medicamentosa, trombose venosa, tromboembolia pulmonar, cefaléia, náuseas, edema, ganho de peso, queda de cabelo

Dessa forma, uma avaliação criteriosa, sobretudo levando em consideração os riscos e benefícios, e reais causas da queda de cabelo são indispensáveis para se indicar o melhor tratamento, específico para cada caso.

Fonte: Clinica Dermatológica Distúrbios Capilares: Conceitos Atuais Em Fisiopatologia, Diagnóstico e Tratamento – Jerry Shapiro

Contraception. 2007 Oct;76(4):306-9. Epub 2007 Aug 28. Hair loss with use of the levonorgestrel intrauterine device. Paterson H et al.

Entre em contato conosco e saiba mais.

Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    Emagrecimento Saudável 8 de julho de 2024

    Emagrecimento saudável: saiba como perder peso com saúde

    Você já se sentiu frustrado com promessas vazias de dietas “milagrosas” que prometem resultados rápidos, mas acabam deixando você mais desanimado do que nunca? Ou talvez você tenha tentado várias abordagens para emagrecimento saudável, mas ainda não encontrou uma solução que funcione de forma duradoura para você? Se essas situações parecem familiares, saiba que você […]

    Sem categoria 29 de maio de 2024

    Transplante Capilar: O Que é e Como Funciona a Técnica FUE?

    A perda de cabelo é uma preocupação comum para muitas pessoas, afetando a autoestima e a confiança. Uma solução eficaz para a calvície é o transplante capilar, e uma das técnicas mais populares é atualmente a FUE (Follicular Unit Extraction). Neste artigo, vamos responder às perguntas mais frequentes sobre o transplante capilar com a técnica […]

    Nutrição Esportiva 21 de maio de 2024

    Nutricionista esportivo em Curitiba: onde consultar?

    A MMI Clinic é o melhor ambiente para você consultar um nutricionista esportivo em Curitiba. Saiba os benefícios, o que trata, quando procurar, valores e mais!