A fibromialgia é uma doença crônica que afeta cerca de 3% da população, na maioria mulheres. Os sintomas de fadiga, indisposição, confusão mental e dor crônica são frequentemente relacionados a  distúrbios emocionais, ou pior, é dito a essas pessoas que “está tudo na sua cabeça”.

Mas enquanto o estresse e as emoções podem de fato desempenhar um papel importante, pesquisas mais recentes mostram que pacientes com fibromialgia tendem a ter inflamação severa em seu corpo, incluindo o sistema nervoso e o cérebro.

Neste sentido, exames cerebrais de pacientes com fibromialgia têm oferecido fortes evidências de que a dor que eles experimentam é real;

Seu limiar para tolerar os impulsos da dor é substancialmente menor que o da maioria dos indivíduos. Além disso, pesquisas mostram que pacientes com fibromialgia tendem a ter inflamação severa em seu corpo.

Outro ponto que está sendo ressaltado é o receptor canabinoide, que produz a sensação em resposta ao uso da maconha, também ajudar a regular as reações inflamatórias no cérebro. O sinal que instrui as células gliais a interromperem sua atividade inflamatória são os endocanabinoides, que funcionam ligando-se aos receptores canabinoides em certos neurônios. Com a idade, a sua produção natural de endocanabinoides diminui, o que leva a uma diminuição da regulação da resposta imunológica e da inflamação crônica.

Inflamação cerebral – outra marca registrada da fibromialgia

Utilizando a tomografia computadorizada, uma investigação recente realizada por pesquisadores do Massachusetts General Hospital e Karolinska Institutet, na Suécia, revelou a presença de inflamação cerebral disseminada em pacientes diagnosticados com fibromialgia.

Pesquisars anteriores realizadas no Karolinska Institutet já tinham identificado altas concentrações de citocinas (proteínas inflamatórias) no líquido cefalorraquidiano, sugerindo que pacientes com fibromialgia também têm inflamação no sistema nervoso.

A equipe do Massachusetts General Hospital, por sua vez, já havia mostrado que a inflamação neural, e a ativação das células gliais (células imunes) especificamente, desempenham um papel na dor lombar crônica. Eles descobriram que quando as células gliais no córtex cerebral eram ativadas, quanto mais agressiva a ativação, maior era a fadiga experimentada pelo paciente.

Conforme relatado pela Medical Life Sciences: “O estudo atual primeiro avaliou os sintomas da fibromialgia em pacientes usando um questionário. Um marcador PET foi então usado, isto é, um marcador radioativo que se liga a uma proteína específica chamada proteína translocadora (TSPO), que é expressa em níveis muito acima do normal em células gliais ativadas, células giliais ativadas, como astrócitos e microglia…”

Constatou-se que a ativação nuclear estava presente em níveis significativamente mais altos em múltiplas áreas do cérebro em pacientes que tinham fibromialgia do que nos controles. A ativação das células gliais faz com que substâncias químicas inflamatórias sejam liberadas, o que permite que as vias da dor sejam mais sensíveis a ela e promovam a fadiga.

Uma área que apresentou maior ligação de TSPO em proporção direta ao nível de fadiga autorreferida foi o giro cingulado, uma área do cérebro ligada ao processamento emocional. Pesquisars anteriores relataram que esta área está inflamada na síndrome da fadiga crônica.

O  papel dos receptores canabinoides

Curiosamente, o receptor canabinoide tipo 1 (CB1), que produz a sensação em resposta ao tetrahidrocanabinol (THC) na maconha, também ajuda a regular as reações inflamatórias no cérebro. Em suma, a inflamação cerebral crônica é, em parte, causada pela incapacidade de resposta dos receptores CB1. Para entender como isso funciona, você precisa saber um pouco sobre como as células microgliais funcionam. As células microgliais são células imunes especializadas encontradas no sistema nervoso central, incluindo a medula espinhal e o cérebro. Essas células do sistema imunológico respondem às bactérias e são responsáveis ​​por eliminar as células nervosas que não funcionam corretamente. Elas também sinalizam e recrutam outras células imunológicas quando necessário e desencadeiam a resposta inflamatória. Os problemas surgem quando a resposta inflamatória se torna desregulada e hiperativa. No cérebro, a inflamação pode facilmente danificar o tecido cerebral saudável.

O “sinal de frenagem” que instrui as células gliais a interromperem sua atividade inflamatória é o endocanabinoide, e os endocanabinoides atuam ligando-se a certos receptores, incluindo o CB1 e o receptor canabinoide tipo 2 (CB2).

Parece que as células microgliais não se comunicam diretamente com as células nervosas; em vez disso, elas liberam os endocanabinoides, que então se ligam a receptores CB1 encontrados em neurônios próximos. Esses neurônios, por sua vez, comunicam-se diretamente com outras células nervosas.

Assim, a resposta imune do cérebro é regulada de maneira indireta e não direta.  Agora, o que acontece com a idade é que a sua produção natural de endocanabinoides diminui, o que leva a uma diminuição da regulação da resposta imunológica e leva a inflamação crônica.

Pesquisars anteriores feitas por essa mesma equipe descobriram que o THC pode ajudar a restaurar a função cognitiva em cérebros mais velhos, e o estudo atual também sugere que a cannabis contendo THC pode ter benefícios neuroprotetores valiosos em pessoas mais velhas ao diminuir a inflamação cerebral e prevenir a perda de células cerebrais. Como o estudo foi feito em camundongos, mais pesquisas são necessárias para confirmar que os mesmos mecanismos se aplicam aos seres humanos. Mas é convincente, no entanto.

Você está vivendo um estilo de vida inflamatório?

Sua dieta pode promover ou diminuir a inflamação. E isto é extremamente importante se você quer melhorar sua saúde. Por exemplo, alimentos que aumentam a resposta inflamatória em seu corpo incluem:

– Açúcar

– Xarope de milho

– Gorduras trans sintéticas produzidas a partir de óleos vegetais e de sementes processados, ricos em gordura ômega-6 oxidada

– Carnes processadas

– Carboidratos refinados

Em contrapartida, as gorduras ômega-3 marinhas têm poderosos efeitos anti-inflamatórios e são cruciais para o funcionamento saudável do cérebro em geral. Frutas e vegetais ricos em antioxidantes também são importantes para o controle da inflamação, assim como a otimização da sua vitamina D para um nível de 60 a 80 ng / mL, idealmente por meio da exposição solar.

Além das propriedades anti-inflamatórias e imunológicas, os receptores de vitamina D aparecem em uma ampla variedade de tecidos, inclusive o cerebral, e os pesquisadores acreditam que níveis ótimos de vitamina D podem melhorar substâncias químicas importantes em seu cérebro e proteger as células cerebrais aumentando a eficácia das células gliais. Um número de produtos químicos onipresentes também tem sido implicado na inflamação, por isso, se você luta com a fibromialgia ou inflamação crônica é prudente dar uma olhada na escolha de alimentos, produtos domésticos e de cuidados pessoais. Obter um sono de alta qualidade é outro componente importante do tratamento para a fibromialgia.

Dieta cetogênica diminui drasticamente a inflamação cerebral

Pesquisar publicada no ano passado sugere que dietas cetogênicas – que são ricas em gorduras saudáveis ​​e pobres em carboidratos – são um aliado particularmente poderoso para suprimir a inflamação cerebral, pois as cetonas são poderosas HDAC (inibidores da histona desacetilase) que suprimem a via inflamatória primária do NF-κB. Como explicado por Medical Xpress, o momento decisivo do estudo surgiu quando a equipe “identificou uma proteína essencial que liga a dieta a genes inflamatórios, que, se bloqueados, poderiam espelhar os efeitos anti-inflamatórios das dietas cetogênicas”.

Uma dieta cetogênica muda a maneira como seu corpo usa energia, convertendo a queima de carboidratos para energia em queima de gordura como sua principal fonte de combustível. Quando seu corpo é capaz de queimar gordura, seu fígado cria cetonas, que queimam mais eficientemente do que carboidratos, criando assim espécies de oxigênio muito menos reativas e com menos radicais livres secundários que podem danificar suas membranas, proteínas e organelas mitocondriais. Animais (ratos) usados ​​neste estudo demonstraram reduzir a inflamação quando os pesquisadores usaram uma molécula chamada 2-deoxyglucose (2DG) para bloquear o metabolismo da glicose e induzir um estado cetogênico, semelhante ao que ocorreria se você seguisse uma dieta cetogênica. Ao fazer isso, a inflamação foi reduzida a níveis próximos aos encontrados nos controles.

Dr. Alexandre Kaue Sakuma CRM-PR 34966

Check-up e prevenção 19 de abril de 2024

Cardiologista em Curitiba com a MMI

Está a procura de um bom cardiologista em Curitiba, mas não sabe onde consultar? Conheça a MMI e entenda o nosso programa Check-up e prevenção!

Bem-Estar e Beleza 19 de abril de 2024

Onde marcar sua consulta com um dermatologista em Curitiba?

Está a procura de um bom dermatologista em Curitiba, mas não sabe onde consultar? Conheça a MMI e entenda o nosso programa Bem-Estar e Beleza!

Saúde da Mulher 19 de abril de 2024

Procurando ginecologista em Curitiba? Conte com a MMI

Está procurando ginecologista em Curitiba, mas não sabe onde consultar? Conheça a MMI e o nosso programa Saúde da Mulher!