Altos níveis de um aminoácido chamado homocisteína, encontrado no sangue, podem ser um forte indicador de risco de AVC entre pessoas com doenças cardíacas. Um novo estudo mostra que pacientes cardíacos com os níveis mais altos de homocisteína têm quatro vezes mais chances de sofrer o tipo mais comum de derrame em comparação com aqueles com os níveis mais baixos de homocisteína.
O estudo sugere que a homocisteína elevada pode ser um novo fator de risco independente para o acidente vascular cerebral. Pesquisardores dizem que, se mais pesquisas confirmarem este achado, isso pode ter grandes implicações na saúde pública, porque a homocisteína pode ser controlada de maneira fácil e barata através de modificações na dieta e suplementos vitamínicos.
Estudos anteriores mostraram que os níveis de homocisteína podem ser efetivamente reduzidos pelo consumo de mais ácido fólico e vitamina B12. Fontes naturais desses nutrientes incluem frutas cítricas, tomates, vegetais e produtos de grãos.
Neste estudo, publicado na edição do Stroke: Journal of the American Heart Association, os pesquisadores examinaram os registros médicos de 80 pessoas com doença cardíaca que sofreram derrames durante oito anos de acompanhamento e as compararam com 80 pessoas semelhantes, com doença cardíaca, mas sem histórico de derrame.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O estudo descobriu que as vítimas de derrame tinham maiores níveis de homocisteína em geral, e a probabilidade de sofrer um derrame aumentava à medida que os níveis de homocisteína aumentavam.
Entre em contato conosco e saiba mais.
Dr. Guilherme Martins CRM-PR 34614
MMI Clinic
Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.
Últimos posts
Alopecia androgenética: o que é, causas e como tratar
Está preocupado(a) com a perda de cabelo e não sabe se é alopecia androgenética? Se você percebeu um afinamento gradual dos fios ou áreas de calvície, saiba que essas podem ser sinais de uma condição comum que afeta tanto homens quanto mulheres. Na MMI Clinic, entendemos a angústia que acompanha a queda de cabelo e […]
Calvície tem cura? Conheça os tratamentos!
Você tem se sentido incomodado com a perda de cabelo e a calvície? A MMI Clinic entende como isso pode impactar sua autoestima e bem-estar. Neste artigo, vamos mostrar as causas da calvície e as soluções disponíveis para restaurar a confiança e a saúde capilar. Continue lendo e entenda como podemos ajudar você a recuperar […]
Queda de cabelo na menopausa
Você está enfrentando queda de cabelo durante a menopausa e procurando uma forma eficaz de lidar com isso? As mudanças hormonais nessa fase podem impactar diretamente a saúde capilar, resultando em queda e afinamento dos fios. Na MMI Clinic, oferecemos tratamentos específicos que ajudam a minimizar esses efeitos e promovem a recuperação dos seus cabelos. […]