Você sabia que as deficiências nutricionais podem ser a causa mais comum de estados secundários de imunodeficiência em humanos? Uma nutrição subótima associada a uma dieta inadequada, doenças nas quais o estado nutricional é alterado ou ainda uma absorção inadequada de nutrientes podem prejudicar significativamente o sistema de defesa do indivíduo.
Um elemento particularmente fundamental é o zinco. Dados indicam que, a medida em que o zinco se torna subótimo, seu impacto no sistema imunológico é rápido e extenso, sendo muito maior que o impacto em outros tecidos e órgãos. O zinco está relacionado a ativação e proliferação das células imunes, bem como na produção de moléculas que fazem a comunicação entres elas. Há, ainda, evidências de que a suplementação com zinco reduz o impacto de muitas doenças, pois promove melhora do sistema imune.
Outra evidência de como o zinco influencia na imunidade são os estados em que uma deficiência crônica de zinco leva a uma verdadeira atrofia de órgãos ligados especificamente a imunidade como o timo. Dessa forma, estudos mostram que em doenças como anemia falciforme, doenças gastrointestinais crônicas, infecções pelo HIV e diarreias em crianças a suplementação de zinco foi fundamental para a reconstituição imune.
A senescência do sistema imune pode estar ligada também a deficiência de certos micronutrientes. Mesmo níveis normais de zinco no sangue não excluem a possibilidade de ocorrência de um deficiência marginal de zinco, ou seja, dentro das células. Por isso, é fundamental um acompanhamento médico e nutricional antes de qualquer suplementação, haja visto ainda que altas doses de zinco podem causar distúrbios gastrointestinais e diminuir outros elementos como o cobre.
Referências:
Bogden JD J Nutr Health Aging. 2004;8(1):48-54. Influence of zinc on immunity in the elderly.
Haase H, Mocchegiani E, Rink L. Biogerontology. 2006 Oct-Dec;7(5-6):421-8.Correlation between zinc status and immune function in the elderly.
Cabrera AJ. Zinc, aging, and immunosenescence: an overview. Pathobiol Aging Age Relat Dis. 2015;5:25592.
Maywald M, Rink L. Zinc homeostasis and immunosenescence. J Trace Elem Med Biol. Jan 2015;29:24-30.
MMI Clinic
Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.
Últimos posts
Saiba como identificar se você está com os calorões da menopausa
Muitas mulheres passam por sensações de calor na perimenopausa e não sabem identificar se estes são os clássicos sintomas que determinam a menopausa. Mas afinal, como se manifestam esses sintomas? Ondas de calor são sensações súbitas de calor, geralmente mais intensas no rosto, pescoço e peito. Sua pele pode avermelhar, como se estivesse corando. As […]
Reumatologista em Curitiba: consultas e exames
Você está lutando contra dores persistentes nas articulações ou músculos? Encontrar um reumatologista em Curitiba qualificado pode ser a chave para recuperar sua qualidade de vida. Na MMI Clinic, contamos com especialistas em reumatologia prontos para diagnosticar e tratar suas condições de maneira eficaz. Continue lendo e entenda como nossos profissionais podem fazer a diferença […]
Flacidez na barriga: 5 tratamentos e como firmar a pele
A flacidez na barriga é uma preocupação comum, especialmente após perda de peso rápida ou envelhecimento. Esta condição ocorre quando a pele perde firmeza e elasticidade. Para entender melhor as causas e as melhores abordagens de tratamento, é essencial consultar especialistas qualificados. Os dermatologistas da MMI Clinic estão prontos para oferecer avaliações personalizadas e soluções […]