Todos os meses as mulheres vivenciam durante o período menstrual diversas alterações físicas e emocionais no corpo, e a Tensão Pré Menstrual, ou TPM, é um conjunto específico de sintomas que, como o próprio nome já diz, começa um pouco antes desse período. Mas o aumento de peso, é um desses sintomas? Descubra agora.

O tempo da TPM e seus sintomas

A TPM começa em torno de uma ou duas semanas antes da menstruação e pode terminar no início do ciclo ou durar até o final dele. Assim como essa variação de tempo, outros pontos que também podem ser diferentes para cada mulher são a intensidade de cada sintoma, por isso é importante não generalizar, mas sim tratar cada caso de forma única. Normalmente os sintomas que se apresentam durante a TPM incluem irritabilidade, mau humor, choro repentino, dor de cabeça, cansaço, enxaqueca, oleosidade na pele, dor nas mamas e insônia.

Entre os sintomas da TPM está o ganho de peso?

Os sintomas estão relacionados ao sistema nervoso e aos níveis hormonais, que especialmente nesse período são alterados: há queda no nível de serotonina, que regula o humor, também ocorre queda do estrogênio, responsável pela vasodilatação e que acarreta nas dores de cabeça, e na contramão está a quantidade de progesterona, que se torna elevada. Esse último é o fator determinante que confirma o aumento de peso pois gera a retenção de líquido, causando também dor e inchaço.

A TPM hoje

Aproximadamente 75% das mulheres hoje são acometidas de alguma forma pela TPM, sendo que seus picos de sintomas costumam aparecer entre os 25 e 35 anos de idade. Contudo, existem diversos tratamentos e protocolos de saúde que podem ser seguidos após consulta médica para amenizar tanto os sintomas como seus efeitos, dois dos principais deles são:

Prática de exercícios físicos: a realização de atividade física regular antes, durante e depois do período menstrual contribui para a liberação de substâncias que ajudam na regulagem do humor e do sono por exemplo;
Incluir na alimentação itens ricos em vitaminas A e B6, aminoácidos e magnésio: frutas e legumes com cores alaranjadas e vermelhas (cenoura, abóbora, beterraba, morango, laranja), espinafre, brócolis, couve, nozes, amêndoas e castanhas;

Na MMI Clinic é possível abordar os sintomas, bem como a indesejada consequência que é o ganho de peso.

Entre em contato e saiba mais.

Diretor Técnico.

Dr. Alexandre Kaue Sakuma.

CRM-PR 34966.

Bem-Estar e Beleza 25 de abril de 2024

Consulte-se com um nutricionista em Curitiba da MMI Clinic

Você sabia que a MMI é o espaço ideal para você se consultar com nutricionista em Curitiba? Saiba o que é perguntado, quais exames pedem e o que tratam.

Check-up e prevenção 19 de abril de 2024

Cardiologista em Curitiba com a MMI

Está a procura de um bom cardiologista em Curitiba, mas não sabe onde consultar? Conheça a MMI e entenda o nosso programa Check-up e prevenção!

Bem-Estar e Beleza 19 de abril de 2024

Onde marcar sua consulta com um dermatologista em Curitiba?

Está a procura de um bom dermatologista em Curitiba, mas não sabe onde consultar? Conheça a MMI e entenda o nosso programa Bem-Estar e Beleza!