MMI Clinic
Abrir Fechar

As manchas de pigmentação fazem parte de um fenômeno cutâneo comum que afeta inúmeras pessoas no dia a dia.

Essas manchas, também conhecidas como hiperpigmentação, podem surgir devido a diversas causas e afetar diferentes áreas do corpo, incluindo rosto, mãos e outras regiões frequentemente expostas ao sol

Neste artigo, vamos falar sobre as principais causas, tipos e estratégias eficazes de tratamento da hiperpigmentação.

O que são as manchas de pigmentação?

As manchas de pigmentação, ou hiperpigmentação, referem-se a áreas específicas da pele que apresentam uma coloração mais escura do que o normal. 

Isso ocorre devido a um excesso de produção do pigmento cutâneo melanina, que dá pigmento à pele, dando contraste ao tom de pele natural do indivíduo. 

O que causa hiperpigmentação na pele?

A hiperpigmentação pode ser desencadeada por uma variedade de fatores, tanto internos quanto externos, incluindo:

  • Exposição solar;
  • Processos inflamatórios, como a acne e espinhas;
  • Alterações hormonais;
  • Gravidez;
  • Predisposição genética.

Quais os tipos de alterações de pigmentação da pele?

É essencial reconhecer qual o tipo de mancha de pigmentação presente para indicar o tratamento adequado. Os principais tipos são:

Melanose solar ou “manchas de idade”

Também conhecida como mancha senil, a melanose solar é decorrente do excesso de exposição solar ao longo do tempo sem o cuidado adequado. 

Essas manchas normalmente aparecem em áreas mais desprotegidas do corpo, como o rosto, o dorso das mãos e as costas. Além de serem lisas e de coloração amarronzada ou preta, é muito comum que apareçam em idades mais avançadas.

Efélides ou “sardas”

As efélides, ou popularmente conhecidas como “sardas”, possuem tendência genética em pessoas de pele clara ou ruivas.

Achatadas, irregulares e geralmente de cor vermelha, castanho-claro ou castanho escuro, também podem surgir devido à exposição ao sol.

Melasma

Castanhas ou castanho-acinzentadas, manchas desse tipo são mais recorrentes em mulheres, principalmente no rosto, pescoço e braços.

Seu surgimento se deve à exposição ao sol e a fontes de calor, como secadores de cabelo e banhos muito quentes; além de alterações hormonais, devido à gravidez e ao uso de anticoncepcional, por exemplo.

Hiperpigmentação pós-inflamatória

Essas manchas de pigmentação ocorrem após inflamações devido a lesões ou traumas na pele. Acnes, espinhas e até mesmo procedimentos cirúrgicos são os mais propensos a causá-las.

São reconhecidas normalmente como escuras, relativamente grandes e brilhosas.

Como tratar as manchas de pigmentação da pele?

O tratamento eficaz da hiperpigmentação requer uma abordagem cuidadosa e personalizada, aqui estão algumas indicações:

1. Laserterapia

O procedimento, manejado por um dermatologista, é realizado com uma descarga de luz nas áreas afetadas da pele com energia suficiente para reduzir as manchas de pigmentação.

2. Peeling químico

Se baseia na aplicação de uma solução química na região que promove a esfoliação da pele, removendo células mortas e estimulando o crescimento de novas células que renovam o aspecto e textura da região em que foi aplicada.

3. Crioterapia

É um procedimento de cauterização a frio, onde se congela e destrói as manchas da pele, como a melanose solar, com a aplicação de um spray específico.

4. Cosméticos dermatologicamente comprovados

Produtos dermatologicamente comprovados são formulados para resolver especificamente esse problema e cuidar de sua pele. 

Deve-se consultar um profissional dermatologista se o uso é necessário e qual produto é o mais indicado para o seu caso.

Qual o tipo de mancha na pele que devo me preocupar?

Embora muitas manchas de pigmentação sejam inofensivas, algumas podem indicar condições subjacentes mais sérias. O melasma pode mascarar o desenvolvimento de manchas de pele cancerígenas, como o melanoma.

Caso você esteja preocupada com manchas que são irregulares, ou que estão mudando de tamanho e cor, entre em contato com um dermatologista para entender o seu caso.

Como evitar as manchas de pigmentação na pele?

Como já dito anteriormente, boa parte das manchas pode ser causada devido à exposição ao sol. 

Logo, roupas que protejam áreas mais sensíveis e uso constante de protetor solar são os principais candidatos à prevenção.

Lembre-se, a consulta regular ao dermatologista é crucial para identificar e tratar precocemente quaisquer alterações na pigmentação da pele. 

Ao cuidar da sua pele com carinho, você contribui não apenas para a estética, mas também para a sua saúde a longo prazo.

Confira nosso programa de Bem-Estar e Beleza

Acreditamos que uma abordagem integrada tem um papel fundamental na obtenção de resultados significativos e duradouros. Clique aqui e saiba mais sobre esse programa!

Para garantir que cada indivíduo receba a atenção necessária, contamos com uma equipe interdisciplinar dedicada a promover saúde e bem-estar personalizados. 

Agende agora a sua avaliação para descobrir como nossos programas podem atender às suas necessidades e transformar a sua saúde!

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    5 maiores sintomas do colesterol alto

    4 a cada 10 pessoas possuem colesterol alto no Brasil. Entenda os sintomas do colesterol alto, o que é, tipos, 5 maiores causas, como prevenir e muito mais.

    Emagrecimento Saudável 12 de abril de 2024

    Síndrome metabólica: o que é, causas e como prevenir

    Entenda tudo sobre a síndrome metabólica, uma das condições mais comuns na atualidade. Entenda o que é, suas causas, como diagnosticar e quando se preocupar.

    Emagrecimento Saudável 11 de abril de 2024

    Gordura localizada: principais causas e como tratar

    Você tem dúvidas de como eliminar os “pneuzinhos”? Entenda o que é a gordura localizada, as 5 maiores causas, em quais regiões se concentra e como eliminar.