À procura de tratamentos alternativos para alopecia androgenética, a melatonina, antioxidante potente e moduladora de crescimento, foi identificada como sendo uma candidata promissora como auxiliar no tratamento da queda de cabelo.
A causa da alopecia androgenética parece envolver, além de fatores hormonais, micro inflamação folicular e fibrose. Estas, podem ser causadas por uma flora microbiana resistente, nos casos de seborreia, estresse oxidativo e outros fatores, como processo de envelhecimento, radiação ultravioleta, hábito de fumar e poluentes do ambiente.
Esses fatores estressantes levam a uma inflamação com formação de radicais livres, que não são mais neutralizados pelos mecanismos de defesa, resultando em dano ao folículo capilar. Isso foi recentemente comprovado pela demonstração de que células formadoras de colágeno da papila folicular exibiam uma sensitividade ao estresse oxidativo maior em pacientes com alopecia.
Nesse sentido, a melatonina surgiu como uma possível adjuvante ao tratamento, atuando na neutralização do estresse oxidativo associado à queda de cabelo.
E mais, de acordo com recentes estudos, a pele tem mostrado um sistema enzimático melatonérgico, que expressa integralmente enzimas necessárias para a biossíntese da melatonina, além disso, as células da pele expressam receptores para melatonina, que estão envolvidos na proliferação e diferenciação celular.
Não parando por aí, tudo indica ainda que a melatonina tem efeitos anti-androgênicos, ou seja, modula a perda capilar hormonal. Em suma, a ação da melatonina em solução tem demonstrado boa tolerabilidade em diversos estudos e, por conta do seu benefício ao crescimento capilar representa uma possível opção para retardar o envelhecimento capilar, a queda de cabelo de modo geral, e para o tratamento de alopecia androgenética em homens e mulheres.
Fonte: Fischer TW, et al. Topical melatonin for treatment of androgenetic alopecia. Int J Trichology. 2012 Oct-Dec; 4(4): 236–245.
Hautarzt. 2009 Dec;60(12):962-72. The influence of melatonin on hair physiology. Fischer TW
Entre em contato conosco e saiba mais.
Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055
Membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e da International Dermoscopy Society.
MMI Clinic
Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.
Últimos posts
Déficit calórico e perda de peso: como fazer e calcular
Você já tentou emagrecer várias vezes e sente que nada funciona? Mesmo comendo menos, seu peso parece não ceder? Essa frustração é muito comum – e, na maioria das vezes, está ligada a um conceito mal compreendido: o déficit calórico. Saber o que ele é, como funciona e como aplicá-lo corretamente pode ser o divisor […]
Dieta para emagrecer: o que comer e evitar (cardápio)
Você está cansado de tentar dietas diferentes e nunca conseguir manter o peso? Já passou por aquela frustração de emagrecer e, pouco tempo depois, recuperar tudo – ou até mais? Se sim, saiba que você não está sozinho. A maior parte das dietas falha porque ignora um princípio básico: emagrecer com saúde é mais sobre […]
Dieta para perder barriga e emagrecer saudável
Você sente que faz de tudo, mas aquela barriga insiste em não ir embora? Já tentou diversas dietas, cortou carboidrato, tomou suco verde todo dia… e nada parece funcionar? A gordura abdominal é um dos maiores desafios no processo de emagrecimento – e, justamente por isso, também é o alvo mais comum de informações confusas […]