Mitos sobre a acne Parte I
mmi-clinic-Mitos sobre a acne

– O sol tem influência na acne?

Mito. O sol, por si só, não tem influência na secreção da glândula de sebo, que causa a acne. O que ocorre, de fato, é um aumento da transpiração, ou seja, produção de suor em outra glândula, a  sudorípara, que pode levar a falsa sensação de mais oleosidade na pele. Outro ponto que pode ser observado é que, a primeira vista, o excesso de sol causa um ressecamento das lesões pré-existentes, além de ter um efeito anti-inflamatório conhecido sobre a pele. Por outro lado, aumenta a taxa de proliferação das camadas de células da pele, que facilita a formação de cravos e também pode causar manchas nos locais das espinhas, câncer de pele e efeitos deletérios sobre o colágeno e elastina, substâncias essenciais para a firmeza da pele. É importante ressaltar ainda que a umidade, que pode vir acompanhada de dias muito quentes, piora o quadro das espinhas por dilatar as glândulas de sebo, que ficam mais propensas a obstrução. Portanto, a exposição solar, está contra-indicada para quem sofre de acne.

Referência: Belda Valter e col., Tratado de Dermatologia, Volume 1, Edição número 3, 2018.

– O consumo de comidas gordurosas aumenta a acne?

Relativo. 0 aumento do sebo é pré-requisito fundamental para ocorrência das espinhas. Ele é composto por substâncias como o esqualeno e ácidos graxos livres. Em pessoas com acne, há maior quantidade de alguns tipos de ácidos graxos livres originados possivelmente da ação da bactéria Propionium bacterium acne. Acredita-se que estes ácidos graxos livres moinsaturados, em particular o ácido sapiênico e palmítico podem induzir a formação do sebo e podem também ter influência na obstrução da glândula.

            Entretanto, apesar desta alteração na gordura do sebo no microambiente da glândula sebácea de pessoas com espinhas, o maior fator contribuinte das gorduras na dieta parece ser realizado de forma indireta pelo efeito inflamatório de uma dieta proporcionalmente mais rica em ácido graxo poiinsaturado ômega-6 do que ômega-3, como ocorre na dieta ocidental. Assim, uma dieta rica em óleos vegetais e alimentos processados feitos com esses óleos (ômega-6) pioram a acne, ao passo que, uma dieta rica em peixes, nozes e sementes de linhaça e chia (ômega-3) melhoram as espinhas, talvez por diminuirem o tamanho da glândula sebácea. Mais estudos são necessários para elucidar como se dá a influencia da gordura da dieta no sebo.

Referências: COSTA, Adilson; LAGE, Denise  and  MOISES, Thaís Abdalla. Acne e dieta: verdade ou mito?. An. Bras. Dermatol. [online]. 2010, vol.85, n.3 pp.346-353.

Fabri e cols, Perfil de ácidos graxos livres em pacientes com acne vulgar. Surg Cosmet Dermatol. Rio de Janeiro v.10 n.2 abr-jun. 2018 p. 108-12.

– O leite piora a acne?

Verdade. Muitos estudos descobriram uma ligação entre produtos lácteos e gravidade da acne em adolescentes. No entanto, os estudos realizados até hoje não foram de alta qualidade.  Até o momento, a pesquisa se concentrou principalmente em adolescentes e adultos jovens e mostrou uma correlação entre leite e acne, não uma relação de causa e efeito.  Apesar de não estar claro como o leite pode contribuir para a formação de acne, existem várias teorias propostas.  Sabe-se que o leite, apesar de possuir baixo índice glicêmico, ou seja, liberar pouco açúcar para a circulação, induz, paradoxalmente, o aumento dos níveis de IGF-1, favorecendo o surgimento e/ou agravamento da acne, o que é particularmente maior quando da ingestão de leite desnatado. Sabe-se também que o leite contém hormônios alguns dos quais estão implicados na formação de cravos e espinhas.  Recomenda-se, assim, como parte fundamental à terapêutica da acne, que se evite a ingesta de laticínios pois há fortes indícios de que ela pode piorar o quadro de lesões.

Referências: COSTA, Adilson; LAGE, Denise  and  MOISES, Thaís Abdalla. Acne e dieta: verdade ou mito?. An. Bras. Dermatol. [online]. 2010, vol.85, n.3 pp.346-353.

Pol Merkur Lekarski. 2017 Oct 23;43(256):186-189. [Diet in pathogenesis of acne vulgaris].Ozdarska K1

Escrito por Felipe Cezar Dias