A porosidade capilar está relacionada com a capacidade do fio de absorver água e outros tipos de nutrientes. Quando a cutícula capilar está muito aberta, ou seja, porosa, ela não consegue manter no seu interior nenhum dos nutrientes necessários para a saúde do fio.
O resultado é um cabelo enfraquecido, quebradiço e com tendência ao frizz. Porém, se a cutícula capilar está muito fechada, também temos problema. Afinal, será difícil para esse cabelo absorver os tratamentos e os nutrientes necessários para a sua saúde.
O ideal é ter um cabelo com porosidade média, capaz de manter no seu interior água e todos os nutrientes necessários para a sua saúde.
Causas
São muitas as agressões diárias que podem levar a essa situação, como o uso do secador e da chapinha sem nenhuma proteção térmica, o excesso de sol ou de cloro (caso comum em quem frequenta muito a piscina), tratamentos químicos feitos sem o devido cuidado e até problemas de saúde, como anemia, estresse e mudanças hormonais.
Como saber se meu cabelo está poroso?
Identificar um cabelo poroso não é difícil. Isso porque ele apresentará sinais claros de que não está saudável, como: muito frizz, ressecamento, falta de brilho, quebras constantes e uma fragilidade excessiva.
Nas mulheres de cabelos cacheados e crespos existe um teste bem simples capaz de identificar o nível de porosidade. Basta segurar uma mecha e esticar os fios. Forme uma pinça com o polegar e o indicador e passe os dedos pelos fios. Se o seu cabelo estiver sem elasticidade ou se você sentir uma espécie de “areiazinha” isso pode ser um sinal de alta porosidade.
Qual a importância da nutrição para reduzir esse problema?
Acabar com a alta porosidade não precisa ser um desafio. Além de identificar o que está causando essa situação, é ideal investir na nutrição. Lembrando que, mesmo que o seu fio não esteja extremamente poroso, a nutrição é sempre fundamental. Afinal, é ela que devolverá nutrientes importantes para a saúde do fio.
A nutrição se baseia no ato de repor os lipídios, garantindo que os fios ficarão mais brilhantes, sedosos e definidos. É fundamental investir nesse tratamento, porque é ele que faz o “selamento” das cutículas abertas e impede que o fio perca água e outros nutrientes.
Fonte: Yamasterol
Entre em contato conosco e saiba mais.
Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055
Membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e da International Dermoscopy Society.
MMI Clinic
Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.
Últimos posts
9 Sintomas de estresse e como tratar (físicos e emocionais)
Você sente cansaço constante, irritabilidade e falta de concentração? Esses podem ser sintomas de estresse, um problema que afeta o corpo e a mente de maneira silenciosa, mas profunda. Entenda os sinais e como identificar o estresse antes que ele prejudique ainda mais a sua saúde. Quais são os sintomas de estresse? O estresse pode […]
O que é a terapia hormonal para menopausa e como é feita?
A menopausa é um período de grandes transformações no corpo da mulher, e muitos sintomas podem surgir devido à queda dos hormônios, especialmente o estrogênio. Dentre as opções para aliviar esses sintomas, a terapia hormonal para menopausa (THM) é uma das mais utilizadas. Mas será que essa terapia é a escolha certa para todas as […]
Tratamento para menopausa: como é feito e quando iniciar
Você sente que os sintomas da menopausa estão dificultando sua rotina e busca soluções eficazes? Essa transição natural na vida da mulher pode trazer desafios físicos e emocionais, mas há tratamentos disponíveis para aliviar os desconfortos e melhorar sua qualidade de vida. Entenda como é o tratamento da menopausa, seus principais sintomas e mais! Quais […]
Libido e menopausa: como a transição afeta o desejo sexual e o que fazer para melhorar
A menopausa é uma fase natural na vida das mulheres, marcada pelo fim dos ciclos menstruais e a diminuição da função ovariana. No entanto, além das mudanças físicas, muitas mulheres também enfrentam alterações na libido, o que pode impactar a qualidade de vida e os relacionamentos. Neste blog, vamos explicar como a libido e a […]