Ômega 6 e os perigos a saúde

As gorduras alimentares podem ser traiçoeiras na dieta, já que não são todas iguais. Enquanto algumas são necessárias para a saúde ideal, outras precisam ser equilibradas e algumas precisam ser evitadas por completo. Entender qual é crucial, considerando como as gorduras são importantes para a saúde ideal.

Vamos rever alguns dos princípios básicos, incluindo a importância de equilibrar sua ingestão de ômega 3 e ômega 6, e porque a substituição de gorduras animais saturadas por óleos vegetais ricos em ômega 6 é uma ideia tão ruim.

Para uma ótima saúde, tenha em mente a razão entre ômega 3 e ômega 6. Comer muita gordura ômega 6 oxidada – encontrada em abundância em óleos vegetais processados ​​- e muito pouca ômega 3 de origem animal prepara o terreno para diabetes, doenças cardiovasculares, artrite reumatoide, câncer, depressão e doença de Alzheimer, só para citar algumas. A proporção ideal de gorduras ômega 3 e ômega 6 varia de 1 a 1 a 1 a 5, mas a dieta típica ocidental tende a ser entre 1 a 20 e 1 a 50.

Para corrigi-la, você normalmente precisa fazer duas coisas:

  1. Diminuir significativamente a ingestão de ômega 6 oxidado, evitando alimentos processados ​​e alimentos cozidos em óleo vegetal em altas temperaturas. Diversos estudos constataram que as pessoas que comem regularmente alimentos fritos têm um risco significativamente maior de derrame e morte. Fontes comuns de ômega 6 prejudicial (para se evitar) incluem óleo de milho, óleo de canola, óleo de soja, gorduras hidrogenadas ou parcialmente hidrogenadas e margarina.
  2. Aumentar a ingestão de gorduras ômega 3 à base de animais. As fontes ideais incluem pequenos peixes gordurosos, como sardinhas, anchovas e arenques, juntamente com salmão selvagem do Alasca ou um suplemento, como o óleo de krill.

Infelizmente, muitas autoridades de saúde têm insistido que os óleos vegetais ricos em ômega 6 são mais saudáveis ​​do que as gorduras animais saturadas, como manteiga e banha, e esse mito tem sido difícil de desmantelar, apesar das evidências contra ele.

Por exemplo, um estudo de 2013 no British Medical Journal (BMJ) descobriu que a substituição da gordura saturada por ômega 6 aumenta o risco de morte se você tiver doença cardíaca.

Conforme relatado em um comunicado de imprensa do BMJ:

“Sua análise envolveu 458 homens com idades entre 30 e 59 anos que tiveram recentemente um evento coronariano, como um ataque cardíaco ou um episódio de angina. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos.  O grupo de intervenção foi instruído a reduzir gorduras saturadas (de gorduras animais, margarinas e gorduras comuns) a menos de 10% da ingestão de energia e aumentar o ácido linoleico (de óleo de cártamo e margarina poli-insaturada de óleo de cártamo) a 15% da ingestão de energia. O óleo de cártamo é uma fonte concentrada de ácido linoleico ômega 6 e não fornece PUFAs ômega 3 [gorduras poli-insaturadas]. ”

O grupo controle não recebeu nenhum aconselhamento dietético específico sobre gorduras e foi permitido comer o que quisessem. Ambos os grupos mantiveram diários alimentares por uma média de 39 meses.  Vale a pena notar que este estudo não diferenciou entre os tipos de gorduras saturadas, agregando gorduras animais com margarinas. (Quanto mais dura a margarina, mais gordura saturada ela tende a conter, em alguns casos mais que manteiga ou banha.) Apesar dessa discrepância, os resultados mostraram que:  O grupo de ácido linoleico ômega 6 teve um risco 17% maior de morrer de doença cardíaca durante o período de estudo, em comparação com 11% entre o grupo controle. O grupo ômega 6 também apresentou maior risco de mortalidade por todas as causas.

Os pesquisadores também realizaram uma meta-análise de ensaios de intervenção com ácido linoleico, não encontrando evidências de benefício cardiovascular. Segundo os autores, “estas descobertas podem ter implicações importantes para o aconselhamento dietético mundial de substituir o ácido linoleico ômega 6, ou PUFAs em geral, por gorduras saturadas”.

Jane Collis, pesquisadora independente e não filiada à pesquisa, também comentou o estudo do BMJ, dizendo:  “O processamento comercial de alimentos destrói uma quantidade significativa de EFAs (ácidos graxos essenciais), juntamente com sua capacidade de oxigenação. Os óleos poli-insaturados são instáveis ​​e rapidamente se tornam rançosos.

Ácidos graxos oxidados são perigosos para sua saúde. A peroxidação lipídica e o estresse oxidativo são fatores importantes nesse dano. Outros danos também são causados ​​pelo aquecimento de gorduras poli-insaturadas durante o cozimento (principalmente frituras).  Muitos estudos de pesquisa com ômega 3 não consideraram a relação ácido graxo essencial ômega 3/6, que é vital para o equilíbrio eicosanoide. A correta relação ômega 3/6 é fundamental para a saúde holística de todos.”

Em seguida, vamos dar uma olhada porque os óleos vegetais industrialmente processados ​​ômega 6 promovem doenças cardíacas. Primeiro de tudo, é importante reconhecer que a gordura ômega 6 em si não é o problema. O ácido linoleico também é encontrado em alimentos como nozes, sementes e ovos, e é importante para a saúde.

Em uma nova publicação inovadora intitulada “Óleos Vegetais ômega 6 como Motorista da Doença Coronariana: A Hipótese do Ácido Linoleico Oxidado”,  publicada no BMJ Open Heart por DiNicolantonio, explica o seguinte: O problema é que agora comemos muito ômega 6, o que cria um grave desequilíbrio na relação ômega 3 e ômega 6. Hoje, os PUFAs ômega 6 representam cerca de 8 a 10 por cento do consumo total de energia no mundo ocidental. Isto está largamente relacionado com as grandes quantidades de alimentos processados ​​consumidos que são carregados com estas gorduras perigosas. O que é pior, a principal fonte de ômega 6 não é mais ovos e nozes, mas sim óleos vegetais processados, e a maior parte deste ácido linoleico é oxidada a partir do processamento. No início de 1900, o consumo de óleos vegetais disparou, tomando o lugar da manteiga e da banha, e também a incidência de doenças cardíacas. As evidências implicam o consumo excessivo de óleos vegetais ricos em ômega 6 como causa direta de doenças cardíacas.

 

Oxidação de LDL é iniciada por oxidação de ácido linoleico

Amplas pesquisas sugerem que a doença cardíaca é causada não pelo colesterol total elevado, mas sim pelas LDLs oxidadas. O LDL não oxidado, mesmo quando elevado, não contribui para a aterosclerose.

 

 Mas o que causa a oxidação do LDL?

Estudos mostraram que a oxidação do LDL é realmente desencadeada ou iniciada pela oxidação do ácido linoleico dentro das partículas de LDL. Como observado por DiNicolantonio em “Óleos Vegetais Ômega 6 como Motorista da Doença Coronariana: A Hipótese do Ácido Linoleico Oxidado”:

“Assim que o ácido linoleico se torna oxidado nos aldeídos LDL e as cetonas se ligam covalentemente à apoB, cria-se um LDL que não é mais reconhecido pelos receptores de LDL no fígado, mas é agora reconhecido pelos receptores de eliminação em macrófagos, levando à formação clássica de células espumosas e aterosclerose.”

Assim, a quantidade de ácido linoleico contida no LDL pode ser vista como a verdadeira “culpada” que inicia o processo de formação de LDL oxidada, pois é o ácido linoleico que é altamente suscetível à oxidação.

Dessa forma, um aumento na ingestão de ácido linoleico aumenta o conteúdo de ácido linoleico da lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL) e da lipoproteína de alta densidade (HDL) aumentando sua suscetibilidade à oxidação, o que aumenta ainda mais o risco de doença cardiovascular.

Assim, expandindo a teoria LDL oxidada da doença cardíaca, uma mais abrangente, a “teoria do ácido linoleico oxidado da doença cardíaca coronariana”, é a seguinte:

O ácido linoleico dietético, especialmente quando consumido a partir de óleos vegetais ômega 6 refinados, é incorporado em todas as lipoproteínas do sangue (como LDL, VLDL e HDL), aumentando a suscetibilidade de todas as lipoproteínas a oxidar e aumentando o risco cardiovascular.

 

Gordura Saturada Protege Contra Oxidação De Colesterol

Enquanto o ômega 6 promove o colesterol oxidado, também tem sido implicado na aterosclerose. Essa hipótese é o que levou à demonização do colesterol dietético e da gordura saturada. Infelizmente, quando o colesterol está ligado à gordura saturada, a oxidação não ocorre prontamente.

O ácido linoleico, por outro lado, promove a oxidação do colesterol.  De fato, constatou-se que placas retiradas de pacientes com aterosclerose contêm linoleato de colesterilo oxidado – i.e., ésteres de colesterol que contêm ácido linoleico – e níveis de linoleato de colesterilo oxidados mais elevados também se correlacionam com a gravidade da aterosclerose.

Em suma, quando o colesterol está vinculado à gordura saturada, ele é protegido da oxidação, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares e, quando ligado ao ácido linoleico, o colesterol é suscetível à oxidação, aumentando assim o risco.

O ácido linoleico também aumenta o risco de doença cardíaca ao reduzir o colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade). Como observado por DiNicolantonio:

“Várias linhas de evidência mostram que o ácido linoleico poli-insaturado ômega 6 promove o estresse oxidativo, o LDL oxidado, a inflamação crônica de baixo grau, a aterosclerose e é provavelmente um importante culpado dietético por causar doença coronariana, especialmente quando consumido na forma de óleos de sementes industriais comumente chamados de “óleos vegetais”.

Compreender as gorduras alimentares é importante para a saúde ideal. Quando se trata de cozinhar alimentos com óleo, uma das coisas a observar são os óleos que são hidrogenados ou interesterificados (uma gordura em que a molécula de triglicérides é projetada para mudar o ponto de fusão do óleo). A manteiga orgânica está entre as melhores gorduras para cozinhar.  Ghee, outra alternativa deliciosa, tem sido usada e é outra boa opção, assim como o óleo de coco orgânico não refinado. Entre os piores estão os óleos vegetais ricos em ácido linoleico ômega 6, que incluem óleos de milho, óleo de soja, cártamo, caroço de algodão e óleos de canola.

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Dr. Alexandre Kaue Sakuma CRM-PR 34966[/et_pb_text][et_pb_button button_url=”http://mmiclinic.com.br/artigos/” button_text=”Ver outras postagens” _builder_version=”3.21″ custom_button=”on” button_text_size=”18px” button_text_color=”#000000″ button_border_width=”2px” button_border_radius=”13px” button_font=”||||||||” global_module=”2225″][/et_pb_button][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]