MMI Clinic
Abrir Fechar

Medicamentos podem causar perda capilar por diversos mecanismos e, geralmente, atribuir a queda a uma droga é um diagnóstico que necessita de uma avaliação meticulosa de cada caso, sempre atento para uma relação temporal de pelo menos 3 meses até início de sintoma.

O diagnóstico de queda induzida por medicamentos é feito com demonstração cronológica compatível entre exposição ao medicamento e início da queda de cabelo, além da exclusão de outras causas de alopecia. Se houver suspeita, pode-se realizar teste com cessação do medicamento no mínimo 3 meses, e, dessa forma, observar se melhora ou continuidade do sintoma.

Psicotrópicos

Estabilizadores de humor com lítio e valproato de sódio e antidepressivos podem causar queda de cabelo como efeito adverso. O lítio apresenta 12% de alopecia e incidência ainda maior de afinamento capilar. Geralmente, ocorrendo 4-6 meses após o início. Além disso, pacientes que tomam lítio devem ser monitorados nas fuções tireoideanas que podem ser afetadas e alterar o cabelo. Fluoxetina, pode causar queda de cabelo até 1 ano após o início de uso e há relato de queda com uso de sertralina após vários anos.

Anticoagulantes

Vários tipos de heparinas podem induzir queda. Especialmente as chamadas de baixo peso molecular, como: Enoxaparina, dalteparina e tinzaparina. Podendo ocorrer um período de latência de poucas semanas até a queda.

Cardiovasculares

Os comumente utilizados betabloqueadores como metoprolol e propalonol foram descritos como capazes de induzir alopecia. Outros grupos de anti-hipertensivos como inibidores da ECA, hidroclorotiazida, captopril e amiodarona também podem causar queda.

Contraceptivos Orais

Observa-se uma queda geralmente após a interrupção dos anticoncepcionais, geralmente, por conta do efeito antiandrogênico de alguns deles. Alguns a base de progestágenos sintéticos, como levonorgestrel (DIU Mirena), norgestrel, noretisterona e tibolona, podem induzir ou agravar a alopecia androgenética. Em contrapartida, a progesterona bioidêntica, natural, é conhecida pelo seu potencial antiandrogênico.

Retinóides

Usados para psoríase, acne e outras doenças de pele, podem causar queda de cabelo e outros pelos pelo corpo. A perda é relacionada a dose e ocorre pois estes compostos são análogos da Vitamina A, conhecida por causar queda, mesmo na forma de suplementos.

Androgênios

O uso ilícito de esteroides anabolizantes a base de testosterona sintética, suplementos pró-androgênicos com DHEA e outros, como oxandrolona, derivada direta do DHT, são conhecidos pelo seu potencial de agravar situações de alopecia androgenética. Além disso, parecem ser gatilhos muito importantes para o desenvolvimento da condição, nem sempre revertida com a cessação do uso.

Referência: Distúrbios Capilares: Conceitos Atuais Em Fisiopatologia, Diagnóstico e Tratamento – Jerry Shapiro

Entre em contato conosco e saiba mais.

Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055

Membro da Sociedade Brasileira do Cabelo e da International Dermoscopy Society.

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    Emagrecimento Saudável 8 de julho de 2024

    Emagrecimento saudável: saiba como perder peso com saúde

    Você já se sentiu frustrado com promessas vazias de dietas “milagrosas” que prometem resultados rápidos, mas acabam deixando você mais desanimado do que nunca? Ou talvez você tenha tentado várias abordagens para emagrecimento saudável, mas ainda não encontrou uma solução que funcione de forma duradoura para você? Se essas situações parecem familiares, saiba que você […]

    Sem categoria 29 de maio de 2024

    Transplante Capilar: O Que é e Como Funciona a Técnica FUE?

    A perda de cabelo é uma preocupação comum para muitas pessoas, afetando a autoestima e a confiança. Uma solução eficaz para a calvície é o transplante capilar, e uma das técnicas mais populares é atualmente a FUE (Follicular Unit Extraction). Neste artigo, vamos responder às perguntas mais frequentes sobre o transplante capilar com a técnica […]

    Nutrição Esportiva 21 de maio de 2024

    Nutricionista esportivo em Curitiba: onde consultar?

    A MMI Clinic é o melhor ambiente para você consultar um nutricionista esportivo em Curitiba. Saiba os benefícios, o que trata, quando procurar, valores e mais!