Reumatologista: Saiba como esse profissional pode te ajudar
Reumatologista: Saiba como esse profissional pode te ajudar

Você sabe quando consultar com um médico reumatologista? E quais as doenças tratadas por esse especialista? Para ajudar você a compreender mais sobre essa área de atuação médica, elaboramos um artigo sobre as principais dúvidas que envolvem a reumatologia. Confira a leitura.

 

 

O que faz uma reumatologista?

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o reumatologista é o profissional especializado em pesquisar, diagnosticar e tratar as doenças reumáticas. Dessa forma, o reumatologista é um especialista clínico que se dedica a tratar doenças relacionadas ao sistema musculoesquelético, envolvendo as articulações, músculos, ósseos e sintomas relacionados às doenças reumáticas. Faz parte ainda da função desse especialista minimizar sintomas como a presença de inflamação, dores nas articulações e rigidez na musculatura, principalmente nos pés e nas mãos.

 

 

O que são doenças reumáticas?

 

São um conjunto de diferentes doenças que acometem o aparelho locomotor (ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos) ou outras partes do corpo e que podem ocorrer em pessoas de todas as idades. Para diagnosticar as doenças reumáticas, o médico pode solicitar diferentes exames como: biópsia, exames de sangue, ultrassom, tomografia e ressonância magnética.

 

 

Quais são as doenças tratadas por um reumatologista?

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 120 doenças reumáticas. Importante destacar que apesar de a maioria das pessoas vincular o reumatismo ao público mais idoso, ou “doença de velho”, mais popularmente falando, as doenças reumáticas podem afetar pessoas de todas as idades, inclusive jovens e crianças. Dentre as principais doenças reumáticas, podemos destacar:

  • Osteoporose

É uma doença em que há a perda da massa óssea, fazendo que os ossos fiquem fracos, tornando a pessoa mais suscetível a fraturas no quadril, coluna, perna, entre outros.

  • Osteoartrite

Também conhecida por osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa. É considerada a doença reumática mais frequente, representando cerca de 30% a 40% das consultas nos consultórios de reumatologia. Se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, com destaque para os “bicos de papagaio”.

  • Fibromialgia

Caracterizada por uma dor muscular generalizada e crônica (durando mais de três meses), ainda associada com sintomas típicos como distúrbios no sono, fadiga, além de ansiedade e depressão.

  • Artrite reumatóide

Doença inflamatória crônica e autoimune que pode afetar diversas articulações, principalmente pés e mãos, atingindo em sua maioria, duas vezes mais as mulheres do que os homens. Os sintomas mais comuns são dor, edema, calor e vermelhidão em qualquer articulação do corpo, principalmente mãos e punhos.

  • Gota

É uma artrite que atinge principalmente as articulações, causada pelo aumento da taxa de ácido úrico no sangue, levando a crises de dor, inflamação e inchaço nas articulações, principalmente nas articulações do dedão, tornozelos e joelhos.

 

 

Quando procurar um reumatologista?

 

Se você tem apresentado alguns sintomas como dores nos ossos e articulações, inchaço nas juntas, fadiga, mal-estar e perda de peso, é hora de observar os sinais do seu corpo e, caso persistentes, ficar mais atento. Ainda é importante destacar que além desses sintomas, algumas doenças reumáticas podem comprometer outros órgãos do corpo humano como o cérebro, pulmões, rins e até o coração. Portanto, ao sentir algum dos sintomas é fundamental buscar ajuda de um profissional especializado.

 

 

Conte com a MMI Clinic

 

Agora que você já sabe mais sobre a reumatologia e as doenças tratadas por um reumatologista , que tal entrar em contato com a MMI Clinic e agendar uma consulta para conhecer nossa clínica e nosso profissional especialista.

Entre em contato conosco e saiba mais!