MMI Clinic
Abrir Fechar

A vitamina D, antes apenas relacionada à saúde óssea, hoje já é reconhecida como um hormônio diante das crescentes pesquisas compreendendo melhor seu complexo papel no corpo humano.

            Estudos direcionam a função do hormônio D para a melhora da imunidade e prevenção e tratamento de doenças crônicas, como diabetes e esclerose múltipla, alguns tipos de cânceres e até mesmo doenças psiquiátricas. A lista é grande e evidências cada vez mais robustas nos levam a crer que realmente esta “vitamina” pode desempenhar importante papel na saúde de modo geral.

            Diante disso, crescem também algumas recomendações com pouco fundamento científico e que podem inclusive serem danosas ao corpo, como é o caso da exposição solar para a síntese de vitamina D.

            Sabemos sim que o sol é o grande responsável pela ativação da vitamina D e que a pele é a responsável pela fabricação da maior parte dela, mas recomendar a exposição solar frequente por qualquer que seja o tempo é temerário.

            Não existe nenhum estudo que estabeleça qual a dose segura e tempo para exposição solar sem a devida proteção e provavelmente nunca iremos encontrar uma recomendação efetiva que possa ser estendida a todos.

            A radiação solar UVA e UVB sofre inúmeras interferências e muda de um lugar para outro. Fatores como latitude, longitude, altitude, umidade do ar e poluição alteram de maneira significativa a forma como a radiação chega na pele. Em outras palavras, o “sol” de uma cidade como Curitiba não é o mesmo “sol” de uma praia no mediterrâneo. Desta forma, é impossível uma recomendação diária de tempo de exposição aplicável a todos.

            Outro ponto ressaltado pelos que advogam a favor da exposição solar para a vitamina D é o de não usar o fotoprotetor pois ele atrapalha na produção do hormônio. Já existem estudos que rebatem esta recomendação, evidenciando que o fotoprotetor não interfere na produção de vitamina D. Além disso, sabemos que a grande maioria das pessoas não aplica nem reaplica a quantidade ideal de fotoprotetor diariamente capaz de bloquear a radiação.

            Caso isto não baste, vale lembrar que o efeito danoso do sol é cumulativo, não reversível, ou seja, 10 minutinhos de sol sem proteção todos os dias danifica o DNA das células e provavelmente significará o aparecimento de lesões malignas, manchas, rugas e  flacidez com o passar dos anos.

            É indiscutível a importância da vitamina D para a saúde e seus níveis devem estar em valores ideais para se aproveitar os benefícios dela. Hoje temos formas rápidas, seguras e relativamente baratas para conseguir isto, como é o caso de suplementos.

            Já o sol é o grande e notório vilão para o câncer de pele, o de maior incidência no mundo, e para o fotoenvelhecimento cutâneo. Assim sendo, arriscar a saúde da pele em busca de benefícios que podem ser atingidos de outras formas, se mostra, no mínimo, contraproducente.

Por Dr. Felipe Cezar Dias CRM-PR 34055

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    Informativo, Saúde da Mulher 29 de agosto de 2024

    Saiba como identificar se você está com os calorões da menopausa

    Muitas mulheres passam por sensações de calor na perimenopausa e não sabem identificar se estes são os clássicos sintomas que determinam a menopausa. Mas afinal, como se manifestam esses sintomas? Ondas de calor são sensações súbitas de calor, geralmente mais intensas no rosto, pescoço e peito. Sua pele pode avermelhar, como se estivesse corando. As […]

    Reumatologista em Curitiba: consultas e exames

    Você está lutando contra dores persistentes nas articulações ou músculos? Encontrar um reumatologista em Curitiba qualificado pode ser a chave para recuperar sua qualidade de vida.  Na MMI Clinic, contamos com especialistas em reumatologia prontos para diagnosticar e tratar suas condições de maneira eficaz. Continue lendo e entenda como nossos profissionais podem fazer a diferença […]

    Bem-Estar e Beleza 23 de agosto de 2024

    Flacidez na barriga: 5 tratamentos e como firmar a pele

    A flacidez na barriga é uma preocupação comum, especialmente após perda de peso rápida ou envelhecimento. Esta condição ocorre quando a pele perde firmeza e elasticidade. Para entender melhor as causas e as melhores abordagens de tratamento, é essencial consultar especialistas qualificados. Os dermatologistas da MMI Clinic estão prontos para oferecer avaliações personalizadas e soluções […]