MMI Clinic
Abrir Fechar

O consumo regular de proteína de soro de leite antes de um café da manhã reduz os picos de açúcar no sangue vistos após as refeições e também melhora a resposta de insulina do corpo. Assim, o Whey Protein pode ser uma ferramenta adicional para ajudar a controlar o açúcar no sangue em pacientes com diabetes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sabe-se que o consumo de proteínas estimula a produção de peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1), um hormônio intestinal que por sua vez estimula a produção de insulina. Assim, os pesquisadores supuseram que estimular a produção de GLP-1 pelo consumo de proteína de soro de leite antes de uma refeição melhora o controle do açúcar no sangue do corpo após uma refeição.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um estudo incluiu 15 pessoas com diabetes tipo 2 bem controlado que não estavam tomando nenhum medicamento, exceto sulfonilureias ou metformina (medicamentos orais para diabetes). Estes participantes consumiram, em dois dias separados, 50 g de soro de leite em 250 ml de água ou placebo (250 ml de água), seguido de uma pequena refeição padronizada de alto índice glicêmico num hospital.
Os resultados mostraram que durante o período total de 180 min pós-refeição, os níveis de glicose foram reduzidos em 28% se comparado com a ausência de proteína do soro do leite. As respostas de insulina e peptídeo C (um bloco de construção de insulina) foram ambas significativamente maiores.

Em resumo, o consumo de Whey Protein pouco antes de um café da manhã de alto índice glicêmico aumentou a secreção de insulina pós-refeição precoce e tardia, melhorou as respostas de GLP-1 e reduziu os níveis de açúcar no sangue pós-refeição em pacientes diabéticos tipo 2. A proteína de soro de leite pode, portanto, representar uma nova abordagem para melhorar as estratégias de redução de glicose no diabetes tipo 2.

Entre em contato conosco e saiba mais.

Dr. Guilherme Martins CRM-PR 34614

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    5 maiores sintomas do colesterol alto

    4 a cada 10 pessoas possuem colesterol alto no Brasil. Entenda os sintomas do colesterol alto, o que é, tipos, 5 maiores causas, como prevenir e muito mais.

    Emagrecimento Saudável 12 de abril de 2024

    Síndrome metabólica: o que é, causas e como prevenir

    Entenda tudo sobre a síndrome metabólica, uma das condições mais comuns na atualidade. Entenda o que é, suas causas, como diagnosticar e quando se preocupar.

    Emagrecimento Saudável 11 de abril de 2024

    Gordura localizada: principais causas e como tratar

    Você tem dúvidas de como eliminar os “pneuzinhos”? Entenda o que é a gordura localizada, as 5 maiores causas, em quais regiões se concentra e como eliminar.