Com a chegada do inverno é natural que o nosso corpo reaja de forma diferente durante essa estação. As temperaturas mais frias e a umidade baixa são fatores que levam a diminuição da transpiração corporal, fazendo com que a pele, tanto do rosto, quanto do corpo, fique mais seca.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para evitar o ressecamento da pele é importante fazer hidratações corporais mais profundas e, além disso, investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo.
Por isso, hoje preparamos 7 dicas de cuidados essenciais com a pele no inverno. Confira!
1. Evite banhos quentes e demorados
Nesta época, é comum tomarmos banhos mais quentinhos, porém a água quente agride a pele, além de provocar a remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele. Evite também se ensaboar demais e não use buchas, pois contribuem também e muito para o ressecamento da pele.
2. Hidratante após o banho
A absorção do creme é melhor quando a pele do corpo ainda está úmida. Por isso, o recomendado é usar o hidratante logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme.
Lembre-se que o corpo inteiro merece hidratação. Dermatologistas recomendam que, como existem vários tipos de pele, o ideal é usar um produto específico para o seu tipo de pele.
Na hora de passar o hidratante, dê mais atenção às mãos, pés, cotovelos, joelhos e calcanhares, que são áreas naturalmente mais ressecadas. Já em caso de pele oleosa, aposte em cosméticos com textura em sérum ou gel.
3. Filtro solar todos os dias
Mesmo em dias nublados, existe radiação solar UVA e UVB. Apesar de tornarem os dias mais frescos, as nuvens não impedem totalmente a passagem da radiação, que consegue chegar facilmente até a pele humana. Por isso, o uso do protetor solar é indispensável, até quando está frio e sem sol.
Tanto a radiação UVA como a UVB podem prejudicar a saúde da pele. A primeira, é responsável por causar o envelhecimento cutâneo, enquanto a segunda está associada à vermelhidão, às queimaduras e ao desenvolvimento do câncer de pele.
4. Atenção aos lábios
Os lábios também costumam ressecar e até rachar durante o inverno, o que pode vir a causar dores e incômodos. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras. Uma boa e velha dica (do tempo das vovós) é fazer uso da manteiga de cacau.
5. Beba bastante água
Durante o inverno, é muito comum que as pessoas diminuam a ingestão de líquidos, um erro brutal. Manter o consumo de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio.
Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica, com viço e brilho. A recomendação é ingerir, pelo menos, 2 litros de água por dia, a fim de prevenir a desidratação e o ressecamento da pele.
Para pessoas que têm dificuldade em tomar água durante esta estação, uma boa dica é ingerir chás claros ou de frutas, dividindo a quantidade indicada para um dia, dois litros, entre água e chás.
6. Evite o ar condicionado
Ficar muito tempo em locais com ar condicionado pode deixar a pele mais ressecada, independente da estação do ano. Da mesma forma, podemos perceber os lábios, nariz e olhos um pouco mais secos.
Uma boa saída neste caso é usar hidratante no rosto e cremes reparadores ou cicatrizantes nos lábios. Uma boa dica é fazer uso de águas termais em spray. Elas ajudam bastante e são muito práticas de aplicar.
7. Cuide da alimentação
De acordo com especialistas, o ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele.
As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão e a cereja, entre outras; e vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura, são exemplos de alimentos para esta estação.
A soja é outro alimento que deve ser adicionado à dieta saudável. Ela é rica em isoflavonas – substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele.
Adicione também castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, importantes aliados para manter a pele saudável e bonita.
Uma outra dica é aproveitar o inverno para realizar alguns tratamentos dermatológicos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol, como peelings, tratamentos a laser etc. Se você está pensando em fazer algum, agora é a melhor época!
Conte com a MMI Clinic
Agora que você já sabe mais sobre este procedimento tão procurado pelos pacientes, que tal entrar em contato com a MMI CLINIC e agendar uma consulta para conhecer nossa clínica e nossos profissionais?
Entre em contato conosco e saiba mais!
MMI Clinic
Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.
Últimos posts
9 Sintomas de estresse e como tratar (físicos e emocionais)
Você sente cansaço constante, irritabilidade e falta de concentração? Esses podem ser sintomas de estresse, um problema que afeta o corpo e a mente de maneira silenciosa, mas profunda. Entenda os sinais e como identificar o estresse antes que ele prejudique ainda mais a sua saúde. Quais são os sintomas de estresse? O estresse pode […]
O que é a terapia hormonal para menopausa e como é feita?
A menopausa é um período de grandes transformações no corpo da mulher, e muitos sintomas podem surgir devido à queda dos hormônios, especialmente o estrogênio. Dentre as opções para aliviar esses sintomas, a terapia hormonal para menopausa (THM) é uma das mais utilizadas. Mas será que essa terapia é a escolha certa para todas as […]
Tratamento para menopausa: como é feito e quando iniciar
Você sente que os sintomas da menopausa estão dificultando sua rotina e busca soluções eficazes? Essa transição natural na vida da mulher pode trazer desafios físicos e emocionais, mas há tratamentos disponíveis para aliviar os desconfortos e melhorar sua qualidade de vida. Entenda como é o tratamento da menopausa, seus principais sintomas e mais! Quais […]
Libido e menopausa: como a transição afeta o desejo sexual e o que fazer para melhorar
A menopausa é uma fase natural na vida das mulheres, marcada pelo fim dos ciclos menstruais e a diminuição da função ovariana. No entanto, além das mudanças físicas, muitas mulheres também enfrentam alterações na libido, o que pode impactar a qualidade de vida e os relacionamentos. Neste blog, vamos explicar como a libido e a […]