7 cuidados essenciais com a pele no inverno
7 cuidados essenciais com a pele no inverno

Com a chegada do inverno é natural que o nosso corpo reaja de forma diferente durante essa estação. As temperaturas mais frias e a umidade baixa são fatores que levam a diminuição da transpiração corporal, fazendo com que a pele, tanto do rosto, quanto do corpo, fique mais seca.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para evitar o ressecamento da pele é importante fazer hidratações corporais mais profundas e, além disso, investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes, o que pode trazer benefícios em longo prazo. 

Por isso, hoje preparamos 7 dicas de cuidados essenciais com a pele no inverno. Confira!

1. Evite banhos quentes e demorados

Nesta época, é comum tomarmos banhos mais quentinhos, porém a água quente agride a pele, além de provocar a remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele. Evite também se ensaboar demais e não use buchas, pois contribuem também e muito para o ressecamento da pele.

2. Hidratante após o banho

A absorção do creme é melhor quando a pele do corpo ainda está úmida. Por isso, o recomendado é usar o hidratante logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme.

Lembre-se que o corpo inteiro merece hidratação. Dermatologistas recomendam que, como existem vários tipos de pele, o ideal é usar um produto específico para o seu tipo de pele. 

Na hora de passar o hidratante, dê mais atenção às mãos, pés, cotovelos, joelhos e calcanhares, que são áreas naturalmente mais ressecadas. Já em caso de pele oleosa, aposte em cosméticos com textura em sérum ou gel.

3. Filtro solar todos os dias

Mesmo em dias nublados, existe radiação solar UVA e UVB. Apesar de tornarem os dias mais frescos, as nuvens não impedem totalmente a passagem da radiação, que consegue chegar facilmente até a pele humana. Por isso, o uso do protetor solar é indispensável, até quando está frio e sem sol.

Tanto a radiação UVA como a UVB podem prejudicar a saúde da pele. A primeira, é responsável por causar o envelhecimento cutâneo, enquanto a segunda está associada à vermelhidão, às queimaduras e ao desenvolvimento do câncer de pele.

4. Atenção aos lábios

Os lábios também costumam ressecar e até rachar durante o inverno, o que pode vir a causar dores e incômodos. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras. Uma boa e velha dica (do tempo das vovós) é fazer uso da manteiga de cacau. 

5. Beba bastante água

Durante o inverno, é muito comum que as pessoas diminuam a ingestão de líquidos, um erro brutal. Manter o consumo de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio. 

Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica, com viço e brilho. A recomendação é ingerir, pelo menos, 2 litros de água por dia, a fim de prevenir a desidratação e o ressecamento da pele.

Para pessoas que têm dificuldade em tomar água durante esta estação, uma boa dica é ingerir chás claros ou de frutas, dividindo a quantidade indicada para um dia, dois litros, entre água e chás. 

6. Evite o ar condicionado 

Ficar muito tempo em locais com ar condicionado pode deixar a pele mais ressecada, independente da estação do ano. Da mesma forma, podemos perceber os lábios, nariz e olhos um pouco mais secos. 

Uma boa saída neste caso é usar hidratante no rosto e cremes reparadores ou cicatrizantes nos lábios. Uma boa dica é fazer uso de águas termais em spray. Elas ajudam bastante e são muito práticas de aplicar.

7. Cuide da alimentação

De acordo com especialistas, o ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. 

As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão e a cereja, entre outras;  e vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura, são exemplos de alimentos para esta estação.

A soja é outro alimento que deve ser adicionado à dieta saudável. Ela é rica em isoflavonas – substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. 

Adicione também castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, importantes aliados para manter a pele saudável e bonita.

Uma outra dica é aproveitar o inverno para realizar alguns tratamentos dermatológicos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol, como peelings, tratamentos a laser etc. Se você está pensando em fazer algum, agora é a melhor época!

Conte com a MMI Clinic

Agora que você já sabe mais sobre este procedimento tão procurado pelos pacientes, que tal entrar em contato com a MMI CLINIC e agendar uma consulta para conhecer nossa clínica e nossos profissionais?

Entre em contato conosco e saiba mais!