MMI Clinic
Abrir Fechar

A adaptação do organismo a uma nova dieta é sempre um desafio, mas quando a saúde está em jogo é necessário dedicação. Saiba tudo sobre a Dieta Cetogênica e como ela pode te auxiliar no controle da ansiedade

Conheça a Dieta Cetogênica


Você já pensou no que aconteceria com o seu organismo caso eliminasse quase todos os elementos fontes de carboidratos da sua dieta? Essa é a principal característica da Dieta Cetogênica, que substitui esses alimentos por quantidades significativas de outros compostos pelas “gorduras boas”, tais como abacate, coco, sementes, azeite de oliva, amêndoas e nozes, além de reduzir a quantidade de carne (proteína).

Mas no que essa substituição implica? Bom, a Dieta Cetogênica atua não só na redução de peso como também é uma importante aliada no controle da ansiedade e outras desordens neurológicas.

Diminuição da ansiedade

Ansiedade, depressão, síndromes do pânico e outras, são doenças que causam uma mudança de comportamento no cérebro que acarreta em altos níveis de estresse.

Ele por sua vez é o responsável pelo aumento dos níveis de oxidação do organismo, que surge quando a produção de espécies reativas de oxigênio (radicais livres) é maior que a de defesa antioxidante.

É exatamente nesse ponto que entra a Dieta Cetogênica, pois ao reduzir os carboidratos e aumentar as gorduras boas, ela inibe os fatores pró-oxidantes e amplia as defesas antioxidantes.

Componentes da Dieta Cetogênica

Antes de listar mais detalhadamente os componentes da Dieta Cetogênica deve-se lembrar que ela só deve ser feita quando indicada por um(a) nutricionista, justamente pela sua característica altamente restritiva.

Depois de cortar os carboidratos, o organismo vai passar por uma fase de adaptação. Isso pode durar alguns dias ou algumas semanas, varia de acordo com a pessoa.

Em vez de produzir energia através dos carbos, o corpo passará a consumir sua própria gordura acumulada como fonte de energia, então a pessoa pode sofrer com cansaço e dores de cabeça que cessam depois da fase de reajuste.

Enfim, os alimentos que serão o foco da nova dieta de acordo com cada grupo são:

– Proteínas: carne vermelha, ovos e peixes como salmão, truta e sadinhas;

 Azeite de oliva, óleo de coco e manteiga;

– Laticínios: creme de leite, iogurtes naturais e zero açúcar, leite de coco e amêndoas, queijo tipo brie, cottage, parmesão, feta, suíço e mozarela;

– Sementes: amendoim, castanha do Pará e de caju, nozes, avelãs, linhaça, chia, girassol e gergelim;

– Frutas: morango, amora, framboesa, mirtilo, cereja, abacate e coco (vermelhas de forma geral)

– Vegetais: destaque para as folhas de cor verde escura como espinafre, alface, couve e rúcula, e também brócolis, pepino, couve-flor, aspargos, chicória, cebola.

A busca por mais qualidade de vida é algo que toda pessoa merece, então se você deseja tornar o seu dia a dia mais saudável, pode começar entrando em contato com a MMI Clinic e agendando sua consulta! Estamos à disposição.

MMI Clinic

Focamos no equilíbrio fisiológico, enxergando-o como um sistema único. Nesse caminho, contamos com uma equipe interdisciplinar capacitada em um só lugar.

Assine nossa
newsletter

Cadastre-se e receba informações exclusivas, dicas de saúde e muito mais.

    Últimos posts

    Bem-Estar e Beleza 21 de fevereiro de 2024

    6 opções para o tratamento das rugas

    Se você deseja conquistar uma pele mais jovial e está em busca de informações sobre as principais opções de tratamento das rugas, chegou ao lugar certo!  Neste artigo, exploraremos mais sobre esse fenômeno, desde o que são e suas principais causas até diferentes abordagens utilizadas no tratamento das rugas. Boa leitura! O que são as […]

    Bem-Estar e Beleza 16 de fevereiro de 2024

    Harmonização facial: saiba os benefícios e contraindicações

    A busca pela harmonização facial tornou-se uma tendência muito forte na estética, proporcionando resultados naturais e rejuvenescedores para pessoas que querem evitar os sinais de envelhecimento e manter a naturalidade. Aqui, exploraremos os detalhes desse procedimento, destacando seus benefícios e considerações essenciais. Possui interesse? Continue lendo! Para que serve a harmonização facial? A harmonização facial […]

    Bem-Estar e Beleza 16 de fevereiro de 2024

    Bioestimulador de colágeno: como ela pode realçar sua pele

    Você já ouviu falar no bioestimulador de colágeno? Essa técnica tem conquistado cada vez mais espaço no universo da estética, oferecendo resultados eficazes na busca pela firmeza e juventude da pele.  Vamos explorar, de forma detalhada, os benefícios, procedimentos e demais informações cruciais sobre o bioestimulador de colágeno. Possui interesse? Continue lendo! Para que serve […]